XX SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde)
Primeira leitura
Ez 36,23-28
– Leitura da profecia de Ezequiel: Assim fala o Senhor: 23“Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus –, quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países, e vos conduzirei para a vossa terra. 25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 51,12-15.18-19 (R: Ez 36,25)
– Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
R: Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
– Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
R: Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
– Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.
R: Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
– Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
R: Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Oxalá ouvísseis hoje sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!
(Sl 94,8).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 22,1-14
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas eles não fizeram caso: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
SANTO DO DIA
Santa Helena
Flávia Júlia Helena (também conhecida por Helena Augusta ou Helena de Constantinopla), nasceu no século III (255), em Bitínia, oriunda de uma família pobre, mas que viria a se tornar a mãe do primeiro imperador cristão romano: Constantino Magno.
Quando jovem, Helena se casou com Constâncio Cloro, um militar romano. Deste casamento nasceu Constantino, em 285. Aliás, a ligação entre o futuro imperador e a sua mãe sempre foi bastante grande, mesmo após a separação entre Helena e Constâncio.
Com a morte de Constâncio Cloro, Constantino se tornou o líder do Império Romano após ter vencido uma importante batalha. Com isso, Santa Helena voltou a viver na Corte e recebeu o título de “Augusta” de seu filho, o imperador.
Quando Helena e Constantino foram convertidos ao cristianismo (devido ao episódio que ocorreu na batalha contra Maxêncio), o imperador passou a proibir a perseguição contra todos os cristãos. Este ato ficou registrado no famoso documento intitulado “Edito de Milão”.
A partir do momento que foi batizada, Santa Helena nunca mais parou de viver em prol das obras de Deus. Foi a responsável por ajudar muitas pessoas necessitadas, além de construir inúmeras igrejas ao redor da Europa.
Santa Helena também é conhecida por ter ajudado a encontrar o local do Santo Sepulcro de Cristo e por, supostamente, ter achado a verdadeira Cruz de Cristo. Por esta razão, Santa Helena é atualmente representada com uma cruz ao seu lado.
Esta santa é considerada a padroeira dos arqueólogos, dos convertidos, dos casamentos em dificuldades e das imperatrizes.
Santa Helena, rogai por nós!