Publicado em

TERÇA-FEIRA, DIA 17 DE MAIO DE 2022

V SEMANA DA PÁSCOA
(branco)

Primeira leitura
At 14,19-28
– Leitura dos Atos dos apóstolos – Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada Comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a Comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 145,10-11.12-13ab.21 (R: 12a)
– Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

– Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.
R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória, aleluia (Lc 24,46.26).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14, 27-31a

 – O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Pascoal Baylon

Hoje 17 de Maio é o dia de São pascoal Baylon, o mártir da obediência, também conhecido por paixão a Jesus Sacramentado e sua obra.
São Pascoal Baylon nasceu na Espanha no ano de 1540, em um berço religioso, inclusive recebendo o nome de pascoal por ter nascido no domingo de Páscoa.
Desde novo sentiu a vocação para a vida monástica, vivendo 52 anos de sua vida centrados no mistério da Eucaristia, inclusive São Pascoal era conhecido por suas obras e paixão a Jesus Sacramentado.
São Pascoal trabalhou como pastor desde jovem, não podendo então ter um estudo formal durante a infância, porém ainda sim tinha o desejo de conhecer a verdade, aprendendo a ler por conta para aprender mais sobre o Santo Evangelho para que pudesse praticá-lo em sua vida.
Um dia sentiu o chamado à Vida Religiosa, e para isso São Pascoal Baylon renunciou a tudo para seguir Jesus Cristo como um membro da ordem franciscana buscando sempre fazer os trabalhos mais simples e vivendo em profunda adoração a Jesus Sacramentado.
Porém o período em que São Pascoal viveu era muito conturbado tanto na Espanha quanto na França, pois haviam povos que ainda não aceitavam ainda a palavra de Deus, então ele se colocou à disposição para levar a palavra para estas regiões, o que o tornaria conhecido como “Mártir da Obediência”.
Viveu uma vida devotada ao Jesus Sacramentado, e possuía grande amor pela Santíssima Virgem, sendo devotado a todo momento.
São Pascoal Baylon faleceu aos 52 anos depois de uma grave enfermidade no dia de pentecostes cheio de espírito e fé.
São Pascoal Baylon, rogai por nós!