Publicado em

SEGUNDA-FEIRA, DIA 17 DE JANEIRO DE 2022

SEGUNDA FEIRA – SANTO ANTÃO – PAI DA VIDA MONACAL
(branco)

Primeira leitura
1Sm 15,16-23 
– Leitura do primeiro livro de Samuel: Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?” 20Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Rea­lizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 50, 8-9.16bc-17.21.23 (R:23b)
– A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

– Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

– Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

– Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

– Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é o que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 2, 18-22
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor!  

– Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor! 

SANTO DO DIA
São Sulpicio e Santo Antão do Egito

sao-sulpicio-17.01
São Sulpicio
Sulpício, também conhecido como o Bondoso, o Pio ou o Piedoso, foi bispo da diocese de Bourges, na França, de 624 até sua morte. Serviu no exército do rei Clotário II como capelão.
Sulpicio foi agraciado com o dom de milagres. Era generoso, solícito e defendia o povo de seitas que surgiam na França. Ele conseguiu converter todos os judeus que viviam na região. Visitava os doentes diariamente.

SANTO ANTÃO
Santo Antão do Egito
Antão nasceu em Conam, coração do antigo Egito, em 251. Sua família era cristã e camponesa.
Aos 20 anos, seus pais faleceram e ele teve que cuidar de tudo. E, então, numa missa ele ouviu o Evangelho que mudou sua vida: “Vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e me segue”. E foi o que fez.
O Santo distribuiu tudo que tinha, consagrou sua irmã a virgem cristã e se retirou para um deserto.
Se dedicou completamente a Deus, viveu na oração e penitência, atendendo pedidos de orientação. Mas ele não queria isso, foi pra uma gruta abandonada e ficou por lá por 18 anos.
Mas ele tinha muitos seguidores e a pedidos abandou o isolamento. E surgiram vários discípulos que passaram a viver em cabanas isoladas, com contato espiritual de Antão.
A fama de sua extraordinária experiência de vida santa no deserto, correu o mundo. Passou a ser o modelo do monge recluso e chamado, até hoje, de “pai dos monges cristãos”.
Antão não deixou de ser procurado também pelo próprio clero, por magistrados e peregrinos que não abriam mão de seus conselhos e consolo. Até o imperador Constantino e seus filhos estiveram com ele.
Depois de uma visão de Deus, ele profetizou sua morte. Em janeiro de 356, com 105 anos, faleceu.
Seus discípulos construíram hospitais para os doentes abandonados. Depois se tornaram “Ordem dos Hospedeiros Antonianos”.