BATISMO DO SENHOR ANO C
Cor Litúrgica branca
Primeira leitura
Is 42,1-4.6-7
– Leitura do livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 29,1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R: 11b)
– Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
– Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe glória e poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
– Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
– Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
Segunda leitura
At 10,34-38
– Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: eis meu Filho muito amado; escutai-o todos vós (Mc 9,7).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 3,15-16,21-22
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
SANTO DO DIA
Santo Antônio Maria Pucci, presbítero da Ordem dos Servos de Maria
Origens
Santo Antônio Maria Pucci nasceu em Poggioli (Itália), em 16 de Abril de 1818. Seus pais eram agricultores e bons cristãos. Aos dez anos, fez a primeira comunhão; e o pároco, ao ver a piedade do menino, começou a ensinar-lhe latim. A criança foi crescendo em piedade e amor a Deus e à Santíssima Virgem.
A Ordem
Em 1837, entrou na Ordem dos Servos de Maria. No fim do noviciado, fez os votos de pobreza, castidade e obediência. À medida que avançava nos estudos, progredia igualmente na prática de todas as virtudes.
Sacerdote
Ordenado sacerdote, foi mandado para Viareggio como auxiliar do pároco de S. André. Três anos depois, assumiu a responsabilidade da paróquia. Mereceram-lhe particular atenção os que não podiam ir à igreja, marinheiros e doentes. Foi pároco durante quase cinquenta anos, se empenhou especialmente em prestar auxílio às crianças pobres e enfermas.
“Não é preciso ter vida longa, mas é preciso aproveitar a hora que Deus nos dá para cumprir o nosso dever.” (Santo Antônio Maria Pucci)
Páscoa
Homem de ação e muita oração que se prolongava pela noite dentro. Durante a peste de cólera-morbo, fez prodígios de caridade. E foi a caridade que o levou à morte, pois, em janeiro de 1892, sendo chamado para atender um doente, enfrentou o gélido frio da noite sem o devido agasalho, porque tinha dado a um pobre o próprio capote. Voltou para casa com alta febre que, em poucos dias, o levou à sepultura.
Via de Santificação
Foi beatificado em 12 de junho de 1952, por Papa Pio XII. Foi canonizado em 9 de dezembro de 1962, por Papa João XXIII, na Basílica do Vaticano.
Minha oração
“Vós, que tivestes um olhar para os mais necessitados do Cristo Bom Pastor, fazei com que nós também tenhamos esse olhar sensível a realidade que nos circunda. Dai-nos um coração generoso e ativo. Amém.”
Santo Antônio Maria Pucci, rogai por nós!