Publicado em

DOMINGO, DIA 27 DE OUTUBRO DE 2024

XXX SEMANA DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica verde

Primeira leitura
Jr 31,7-9
– Leitura do livro do profeta Jeremias – 7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 126,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R 3)
– Maravilhas fez conosco o senhor, exultemos de alegria!
R: Maravilhas fez conosco o senhor, exultemos de alegria!
– Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
R: Maravilhas fez conosco o senhor, exultemos de alegria!
– Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
R: Maravilhas fez conosco o senhor, exultemos de alegria!
– Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.
R: Maravilhas fez conosco o senhor, exultemos de alegria!
– Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!
R: Maravilhas fez conosco o senhor, exultemos de alegria!

Segunda leitura
Hb 5,1-6
– Leitura da carta aos Hebreus – 1Todo sumo-sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo-sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Jesus Cristo, salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 10,46-52

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Gonçalo de Lagos, o padroeiro de Torres Vedras

Origens 
São Gonçalo nasceu em Lagos, no Algarve, em Portugal, por volta do ano de 1370. Ainda jovem, aos 20 anos, tomou o hábito de Santo Agostinho no convento da Graça, onde, mais tarde, tornou-se presbítero da Ordem dos Eremitas.  
Vida
Dedicou-se a uma vida de jejuns e de penitências, enquanto aplicava-se às letras e aos estudos. Homem zeloso na vivência da Regra Religiosa, virtuoso e cheio de pureza, Gonçalo dedicou-se também à pregação, chegando a ser superior de alguns mosteiros da sua Ordem. Distinguiu-se também pela sua dedicação em ensinar às crianças e aos incultos os preceitos cristãos. 
Amor ao estudo
Ele logo se destacou pelo amor ao estudo, embora, por um espírito de humildade, apesar de ter habilidades indiscutíveis, não quis aceitar o ensino em teologia.
Tendo se tornado sacerdote, ele era muito apreciado tanto como pregador quanto pelo cuidado das almas.
São Gonçalo de Lagos: exemplo da verdadeira fé 
Dedicado à verdadeira fé cristã
Adorava dedicar-se a ensinar as verdades da fé às pessoas mais humildes e ignorantes, especialmente às crianças. Eleito várias vezes prior, governou os maiores e mais importantes conventos da província portuguesa, como Lisboa e Santarém, mostrou em toda a parte um grande zelo pela observância regular. 
Grandes Habilidades 
Ele era dotado de calígrafo, miniaturista e compositor de canções sacras, mas não desdenhava realizar até os trabalhos mais humildes, como cozinheiro ou porteiro, se necessário. Seu espírito de piedade era grande, seu sentido ascético muito vivo.
Páscoa
Antes de falecer, desenvolveu a sua atividade incansável nos campos religioso, social e pedagógico, aliviando o sofrimento dos pobres, que lhe tinham um afeto filial. O último mosteiro foi o de Torres Vedras, onde morreu em 15 de outubro de 1422, depois de exortar os que viviam com ele no mosteiro à observância religiosa e para uma vida virtuosa.  
Via de Santificação
Foi considerado o santo padroeiro de Torres Vedras, mas, em Portugal, lhe foi atribuído também o culto. Foi beatificado em 1798, por Pio VI. 
Minha oração
“Querido São Gonçalo, amante das artes e da música, dai aos artistas o dom de expressar a Deus através de seus trabalhos. Inspirai novos compositores e músicos para a Igreja, para que Jesus encontre espaço nos corações mais endurecidos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
São Gonçalo de Lagos, rogai por nós!