Publicado em

QUINTA-FEIRA, DIA 26 DE ABRIL DE 2024

IV SEMANA DA PÁSCOA
Cor Litúrgica branca

Primeira leitura
At 13,26-33
– Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”’.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 2,6-7.8-9.10-11 (R: 7)
– Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

– “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

– Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

– E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!
R: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim
(jo 14,6).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14,1-6

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

Vários relatos ao longo dos séculos afirmam que a fisionomia da Virgem se altera de acordo com algumas circunstâncias
img_20191221_074219. Para acessar descrições ausentes de imagens, abra o menu de contexto.
Nossa Senhora do Bom Conselho é um dos títulos da Virgem Maria. O centro dessa devoção está em um ícone da Virgem. Este ícone está hoje exposto na cidade de Genazzano, Itália, na Igreja dedicada a ela. As origens desse ícone estão mescladas a histórias fantásticas e milagres. A história se divide em duas partes. A grande maioria dos relatos relaciona o ícone de Nossa Senhora de Shkodra, que significa Bom Conselho, venerada na Albânia e o ícone que é hoje venerado em Genazzano.
O começo da história na Albânia
Na Albânia, a Virgem Maria era venerada há séculos sob este e vários outros títulos. Havia no país várias capelas dedicadas a ela. Uma delas, especialmente, tornou-se um grande centro de peregrinações no tempo das guerras contra os turcos Otomanos. Trata-se da Capela de Shkodra, que significa “Bom Conselho”. Lá, havia um ícone de Nossa Senhora que era venerado.
O ícone sai da capela
Certo dia, a cidade foi cercada pelos Otomanos. Então, dois albaneses muito devotos da Virgem, postaram-se diante da imagem e pediram a graça de escapar com segurança. Neste momento o ícone soltou-se do altar e, flutuando no ar, saiu da capela. Os dois homens, chamados De Sclavis e Gjorgji, seguiram o ícone flutuante. Seguindo a imagem, eles escaparam do cerco e chegaram a Roma. Lá, o ícone desapareceu.
Redescoberta do ícone
Passado algum tempo, os dois ouviram falar sobre uma imagem de Nossa Senhora que tinha aparecido milagrosamente na cidade de Genazzano. Decidiram, então, ir para lá. Ao chegarem, reconheceram de pronto a imagem como sendo a mesma que era venerada em Shkodra e que os tinha guiado até Roma. Por isso, os dois decidiram fixar moradia em Genazzano.
Igreja
O tempo passou. Então, o Papa Sisto III pediu ajuda a todos os fiéis para efetuar restaurações na Basílica de Santa Maria Maggiore. O povo de Genazzano destacou-se pela generosidade. Por isso, o papa doou à cidade um terreno. Nele, foi erguida uma bela igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Mas o tempo passou, a igreja ficou sem cuidados e caiu em ruínas.
Ruínas e restauração
No ano 1467, Petruccia de Geneo, viúva e moradora no local, sentiu o impulso de começar uma restauração da igreja, usando recursos próprios, que não eram muitos. Sem conseguir ajuda do povo, ela acabou gastando tudo o que tinha e, mesmo assim, não conseguiu terminar as obras. Aconteceu que, no dia da festa de São Marcos, 25 de abril de 1467, o povo se reuniu para a festa. Perto das 16h, todos ouviram uma bela música. Procuraram, então, saber de onde ela vinha. Então, todos viram uma nuvem, que se destacava num céu sem nuvens. A tal nuvem desceu e cobriu uma das paredes da igreja, que se encontrava inacabada. Lá, a nuvem permaneceu por um tempo. Ao se dissipar a nuvem, o povo, atônito, viu na parede a pintura de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Nesse momento, os sinos começaram a badalar sozinhos. Isso atraiu pessoas de vários lugares, que, curiosas, vinham ver o que estava acontecendo. A própria dona Petruccia, foi uma das que vieram depressa, e quando viu a imagem caiu em choro.
Peregrinações e milagres
Depois disso, a notícia se espalhou rapidamente por toda a Itália. Então, peregrinos de todos os lugares começaram a acorrer para lá. Começou-se a constatar, então, vários milagres que aconteciam diante da pintura. O número desses milagres passou a ser tanto, que indicaram um notário. Este registrava as graças mais extraordinárias. Tal registro existe ainda e lista 171 milagres.
Imagem milagrosa
Além das graças acontecidas na capela, a imagem em si, permanece inexplicável. Desde o século XV ela permanece suspensa no ar, não tendo moldura nem fixação. Fica afastada cerca de três centímetros da parede e toca parcialmente uma base que fica em sua parte inferior. Vários relatos ao longo dos séculos afirmam que a fisionomia da Virgem se altera de acordo com algumas circunstâncias.
Na Albânia
O povo albanês não esqueceu Nossa Senhora do Bom Conselho. Ela ainda é festejada lá duas vezes ao ano. Na ocasião, eles pedem que ela volte para sua primeira casa na Albânia. O Papa Pio XII fez questão de colocar sua missão papal sob a proteção de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Oração a Nossa Senhora do Bom Conselho
“Gloriosíssima Virgem, escolhida pelo Conselho Eterno para ser Mãe do Verbo Encarnado, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais indigno dos vossos servos, a Vós recorro, para que Vos digneis de ser o meu guia e conselho neste vale de lágrimas. Alcançai-me, pelo preciosíssimo Sangue de vosso Divino Filho, o perdão de meus pecados, a salvação da minha alma e os meios necessários para operá-la. Alcançai para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do Reino de Jesus Cristo por toda a Terra. Assim seja.”
Fonte: Cruz da Terra Santa / Santos e Ícones Católicos
Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós.