São JOSÉ DE ANCHIETA PRESBÍTERO E MISSIONÁRIO
(branco)
Primeira leitura
Tb 11,5-17
– Leitura do livro de Tobias – Naqueles dias, 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho.6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: ‘Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou’. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: ‘Estou certo de que seus olhos se abrirão. 8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz’.9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: ‘Voltei à ver-te, meu filho, agora posso morrer!’ E chorou. 10Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: ‘Confiança, pai!’ Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 13EntãoTobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: ‘Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!’ 14E acrescentou:’Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!’ A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao paicomo tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus,como haviam trazido o dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive.16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: ‘Bem vinda sejas, minha filha! E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!’ E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 146,2ab.6c-7.8-9.9bc-10 (R: 1)
– Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
– O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos;ele dá alimento aos famintos,é o Senhor quem liberta os cativos.
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
– O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído;o Senhor ama aquele que é justo É o Senhor quem protege o estrangeiro.
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
– Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus.O Senhor reinará para sempre!Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Quem me ama realmente guardará minha Palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos Mc:12,35-37.
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo:’Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou:’Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita,até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’.37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.Como é que ele pode então ser seu filho?’E uma grande multidão o escutava com prazer.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
SANTO DO DIA
São José de Anchieta, apóstolo do Brasil e modelo de evangelização
Origens
Nascido nas Ilhas Canárias, na Espanha, José de Anchieta mudou-se ainda bem jovenzinho, com quatorze anos, para Portugal em prol dos estudos. Ingressou-se na Universidade de Coimbra para estudar Letras e Filosofia. Foi, então, em Portugal, o local onde ele teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.
Chamado e “canarinho”
Aos 17 anos, diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus. Anchieta torna-se jesuíta, em 1551, onde fez um noviciado exigente e, mesmo com a saúde frágil, fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência em 1553.
Apostolado no Brasil
Inspirado pelas cartas dos missionários jesuítas, neste mesmo ano, aos 19 anos, José partiu para a Terra de Santa Cruz, onde viveu um grande trabalho de evangelização, devotando-se totalmente ao serviço dos nativos. O santo disseminou os preceitos cristãos utilizando particularidades locais, dedicou-se a aprender o idioma e, assim como os demais jesuítas, fez grande oposição aos abusos cometidos pelos colonizadores portugueses.
Em 1566, Anchieta foi ordenado sacerdote. E, em 1577, foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, função que exerceu até 1585.
Literatura
José de Anchieta, desde mais jovem, era um amante da arte. Chamado pelos seus companheiros de “canarinho”, devido ao gosto em declamar poesias, escreveu diversos autos e poemas sobre a vida de Cristo. Em um tempo de grande dificuldade em manter-se santo, após dar-se como refém à uma prisão em defesa da paz, fez uma promessa a Nossa Senhora e lhe escreveu o célebre “Poema à Virgem”.
Muitos dos seus escritos são de grande relevância para toda a história do Brasil.
Peregrino e milagres
Assim como o fundador da Companhia de Jesus – Santo Inácio de Loyola – José foi um peregrino nesta terra, viajou por diversos lugares nos quais fundou escolas, cidades; ensinou e aprendeu diversas faculdades com o povo nativo.
Muitos são os milagres, as curas e os dons atribuídos a esse santo que viveu sua missão em intensa oração e comunhão com o Espírito Santo e na companhia da Virgem Maria.
Beatificação e Canonização
Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado, em 22 de junho de 1980, pelo Papa João Paulo II; e, no dia 3 de abril de 2014, foi declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.
A minha oração
São José de Anchieta, tantos foram os milagres e as curas que Deus concedeu-te realizar ao povo brasileiro! Por toda sua dedicação e entrega a nos trazer o Cristo, eu Te peço que continue a olhar do céu por toda a nossa nação. Que nos traga com a leveza da arte e da poesia o desejo de também nos entregarmos a Deus e aos seus desígnios. Amém!
São José de Anchieta, rogai por nós!