XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica (verde)
Primeira leitura
Rm 7,18-25a
– Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. 22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 119,66.68.76.77.93-94 (R: 68b)
– Ensinai-me a fazer vossa vontade!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
– Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
– Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
– Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
– Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
– Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
– Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelastes os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 12,54-59
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares até o último centavo”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
SANTO DO DIA
São Frumêncio
São Frumêncio é uma figura notável na história da evangelização cristã na Etiópia e é venerado como o “Apóstolo da Etiópia”. Sua vida e obra desempenharam um papel fundamental na disseminação do cristianismo na região e seu legado continua a ser celebrado na tradição cristã etíope.
Frumêncio nasceu no século IV e era de origem grega, provavelmente de Tiro, uma cidade na antiga Fenícia, que hoje faz parte do Líbano. Juntamente com seu irmão Aedesius, Frumêncio viajou para a Etiópia. Durante sua jornada, eles pararam em Aksum, uma antiga cidade do Reino de Axum, onde trabalharam como comerciantes.
Em uma reviravolta do destino, o rei de Axum morreu, e Frumêncio e seu irmão assumiram um papel importante na corte. Com a influência que ganharam, Frumêncio trabalhou para difundir o cristianismo na região. Ele é creditado com a construção da primeira igreja na Etiópia e a conversão do rei Ezana ao cristianismo.
São Frumêncio é considerado o primeiro bispo da Etiópia e desempenhou um papel fundamental na organização da Igreja na região. Ele também treinou clérigos locais e contribuiu para a tradução da Bíblia para o ge’ez, uma das línguas etíopes, o que permitiu que as Escrituras fossem acessíveis à população local.
A devoção a São Frumêncio na Etiópia é profunda, e ele é celebrado como um dos santos mais venerados na Igreja Etíope Ortodoxa Tewahedo. Seu festival, conhecido como “Timket,” é uma festa anual que comemora o batismo de Jesus e é uma das celebrações religiosas mais importantes na Etiópia.
São Frumêncio é lembrado como um exemplo notável de um missionário cristão que dedicou sua vida à propagação da fé em terras distantes. Seu legado continua a inspirar a Igreja etíope e cristãos em todo o mundo, destacando a importância da perseverança e do compromisso na disseminação da mensagem cristã.
São Frumêncio, rogai por nós!