XII SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde)
Primeira leitura
2Rs 22,8-13;23,1-3
– Leitura do segundo livro dos Reis: Naqueles dias, 22,8o sumo sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da Lei na casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 9Então o secretário Safã foi à presença do rei e fez-lhe um relatório nestes termos: “Os teus servos juntaram o dinheiro que se achou no templo e entregaram-no aos empreiteiros encarregados do templo do Senhor”. 10Em seguida, o secretário Safã comunicou ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”. E Safã leu-o diante do rei. 11Ao ouvir as palavras do livro da Lei, o rei rasgou as suas vestes. 12E ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicam, filho de Safã, a Acobor, filho de Miquéias, ao secretário Safã e a Asaías, ministro do rei: 13“Ide e consultai o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo o Judá, sobre as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo o que nos fora prescrito”. 23,1Então o rei mandou que se apresentassem diante dele todos os anciãos de Judá e de Jerusalém. 2E subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do maior ao menor. Leu diante deles todo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor. 3De pé, sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos, preceitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 119,33.34.35.36.37.40 (R: 33a)
– Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
– Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor; quero guardá-los fielmente até o fim!
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
– Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
– Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
– Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e à avareza.
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
– Desviai o meu olhar das coisas vãs, dai-me a vida pelos vossos mandamentos!
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
– Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!
R: Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanecer há de dar muito fruto (Jo 15,4).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 7,15-20
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
SANTO DO DIA
São João Fisher
São João Fisher foi eleito aos trinta e cinco anos bispo de Rochester, dedicando-se com muito empenho à função. Era conhecido por distribuir esmolas generosas e as portas de sua casa sempre estavam abertas para os visitantes, peregrinos e necessitados.
Mesmo sendo bispo e chanceler da universidade, São João Fisher vivia uma vida tão austera quanto a de um monge.
Durante um longo período São João Fisher foi ameaçado, caluniado, chegando inclusive a sofrer com atentados. Mas apesar de tudo o então bispo não deixou de declarar sua fé católica, e acabou preso na Torre de Londres aos sessenta e seis anos, porém os muitos anos de penitências, seus alunos, e o excessivo trabalho pastoral faziam-no aparentar oitenta. Ainda estava preso quando foi nomeado cardeal pelo papa Paulo III. Ao ser informado, o rei exclamou: “Enviaram-lhe o chapéu de cardeal, porém não poderá colocá-lo, porque eu lhe mandarei cortar a cabeça”. E assim o fez.
São João Fisher foi executado no dia 22 de junho de 1535. Porém antes da decapitação declarou à multidão que morreria por defender a Santa Igreja Católica fundada por Jesus Cristo, e o sumo pontífice de Roma. Em seguida os carrascos executaram a sentença.
São João Fisher, rogai por nós!