Publicado em

SEXTA-FEIRA, DIA 04 DE FEVEREIRO DE 2022

SEXTA FEIRA – DEPOIS DAS CINZAS
(roxo)

Primeira leitura
Is 58,1-9a 
– Leitura do livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?” – É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.  Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?  6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 51,3-4.5-6a.18-19 (R: 9b)
– Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

– Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

– Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

– Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9, 14-15
Salve, Cristo Luz da vida, companheiro na partilha.
Salve, Cristo Luz da vida, companheiro na partilha.
– Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estarás!  (Am 5,14)
Salve, Cristo Luz da vida, companheiro na partilha.
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!  

– Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santo Casimiro

Santo Casimiro é um Santo considerado exemplo de desapego, e devoção a fé em Deus.
Nascido em berço nobre Santo Casimiro vinha de uma linhagem real, filho do Rei Casimiro IV Rei da Polônia, da Arquiduquesa Isabel filha de Alberto II de Habsburgo, foi criado cercado de todos os luxos dignos da alta nobreza européia daquele período.
Desprendimento e Sacrifício
Apesar de todo o luxo que o cercava, desde cedo Casemiro optou por abdicar do seu posto de futuro Rei e aos luxos da nobreza se dedicando ao celibato, tamanha era sua dedicação que chegou mesmo a prejudicar sua saúde por conta de seus jejuns e penitências.
Mesmo com sua saúde bastante debilitada Santo Casimiro nunca deixou de apoiar seu povo em nenhum momento, inclusive auxiliando seu pai nos momentos de maior dificuldade de seu país, sempre trabalhando pelos mais necessitados, pelas igrejas e conventos, e espalhando a palavra do Senhor.
Morte e Canonização
Santo Casimiro faleceu no ano de 1484 aos 25 anos, vítima de uma tuberculose, por conta do seu corpo já exaurido devido aos seus esforços, porém seria canonizado somente em 1521, quando também seria declarado Padroeiro da Polônia pelo Papa Leão X.
Oração de Santo Casimiro
São Casimiro, vós que tivestes tudo para reinar soberanamente e usufruir do que desejásseis, preferistes o caminho doa santidade. Quanto vos louvo por essa vossa escolha cheia de sabedoria ante a efemeridade desta vida. Dai aos nosso jovens do mundo inteiro, por vossa intercessão junto a Jesus Cristo e a Santa Mãe dos Céus, o despertar das mais santas vocações sacerdotais. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Santo Casimiro, rogai por nós!